Saúde

O serviço de Saúde da APAE de Patrocínio é devidamente habilitado como Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER II. Todos os serviços de saúde oferecidos pela associação são totalmente gratuitos.

As ações de reabilitação/habilitação são executadas por equipe multiprofissional e interdisciplinar e são desenvolvidas a partir das necessidades de cada indivíduo e de acordo com o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade.

Oferecemos atendimentos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Equoterapia e Médica (Ortopedia, Neurologia, Neuropediatria, Psiquiatria e Odontologia).

PRÉ-REQUISITO PARA SER ATENDIDO NA APAE DE PATROCÍNIO:

Ser regulado e encaminhado pela Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência – JRRCPD.

Usuários de Patrocínio devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro e realizar uma consulta. Em seguida, a UBS enviará o encaminhamento do usuário para a Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência e, esta enviará o encaminhamento e a documentação necessária para a APAE. A APAE entrará em contato com o usuário para agendar a avaliação de acordo com as vagas disponíveis para realização do tratamento após o processo de regularização.

Usuários dos municípios da microrregião (Abadia dos Dourados, Coromandel, Estrela do Sul, Douradoquara, Grupiara, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria) deverão ser encaminhados pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de sua cidade para a Secretaria Municipal de saúde de Patrocínio (Coordenação de Fisioterapia).

A APAE de Patrocínio realiza medições e entregas de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), gratuitamente à população de Patrocínio e microrregião, disponibilizando coletes, palmilhas, calçados ortopédicos, cadeiras de rodas manual, motorizadas, bengalas, muletas, andadores, dentre outros dispositivos.

O objetivo da oferta de OPM é facilitar o acesso, dar maior autonomia e melhorar a qualidade de vida da população que não tem condição de adquirir esses equipamentos com recursos próprios.

O serviço de Estimulação Visual é destinado aos usuários com baixa visão ou perda total da visão. A sala conta com diversos equipamentos que proporcionam estimulação visual adequada e adaptada às dificuldades dos usuários, apresentando resultados positivos que influenciam a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

O objetivo do serviço é proporcionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e estimular sua participação na sociedade, oferecendo-lhes experiências concretas relativas à funcionalidade humana, estimulação sensorial e desenvolvimento perceptivo necessários para a ampliação de sua autonomia, independência e cidadania.

O serviço de Estimulação Sensorial, conta com diversos equipamentos que proporcionam oportunidades de exploração e estímulos aos usuários, como vestibular, somatosensorial, visual, desenvolvimento motor e orientação espacial.

O objetivo do serviço é proporcionar o desenvolvimento das pessoas com deficiência, em especial pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) e aprimorar habilidades como motricidade fina e ampla, equilíbrio, esquema corporal e estruturação espacial e temporal. O tratamento é um aliado no aumento/redução do nível de alerta, potencializando o processo terapêutico.

Equoterapia

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou de necessidades especiais.

O tratamento é indicado para comprometimentos motores, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais, entre outros. Para a realização da terapia o paciente deve ser submetido e aprovado em avaliação médica.